As metáforas sem monotonia dos patagões

Em viagem recente à região de El Calafate (Argentina) e Torres del Paine (Chile), aproveitei para ler "Na Patagônia", de Bruce Chatwin (Cia. das Letras). O livro, de 1977, foi muito falado na década de 1980, mas, apesar de uma queda por relatos de viagem, nunca cheguei nem a comprá-lo.

Pelas mãos delicadas de Claudia, cheguei enfim a esse belo livro (do qual ela gostou menos que eu), uma lição para jornalistas sobre narrativas cheias de informação e com juízos apenas na medida certa. Chatwin andou a pé pela região por meses, atrás de coisas e lendas como um pedaço de pele de milodonte (um fóssil de preguiça gigante) e até do bandoleiro Butch Cassidy.

No capítulo 64, ele conta o trabalho insano de Thomas Bridges (a região andou cheia de ingleses e galeses) para aprender e registrar a língua dos índios yaghan, "que Darwin menosprezava" (sim, esse inglês famoso também andou por lá). Ao discutir a velha e equivocada noção de que línguas "primitivas" carecem de conceitos abstratos, Chatwin escreve (com tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura):

"A língua yaghan - e por inferência todas as línguas - opera como um sistema de navegação. As coisas nomeadas são pontos fixos, alinhados ou comparados, que permitem a quem fala planejar o passo seguinte. Se Bridges tivesse desvendado a extensão das metáforas yaghan, seu trabalho jamais chegaria ao fim. Ficou-nos, porém, o suficiente para que possamos ressuscitar a clareza do intelecto daqueles índios.

"O que deveremos pensar de um povo que definia monotonia como "ausência de amigos"? Ou, para depressão, recorria à palavra que descrevia a fase vulnerável do ciclo sazonal do caranguejo, quando ele se desprendeu da casca e aguarda que outra cresça? Ou que derivava preguiçoso do pinguim-jumento? Ou adúltero do pequeno falcão que adeja aqui e ali, e paira imóvel sobre sua próxima vítima?

"Seguem alguns de seus sinônimos:
Chuva misturada com neve - Escamas de peixe
Cardume de arenques pequenos - Muco pegajoso
Emaranhado de árvores caídas bloqueando o caminho - Soluço
Combustível - Algo que se queimou - Câncer
Mexilhões fora de estação - Pele enrugada - Velhice