Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Miscelânea

Ausência por motivo de viagem

 
 

Ausência por motivo de viagem

Este blog fica sujeito ao silêncio provavelmente até 3/5, quando o titular retorna de viagem sem contato com internet.

Escrito por Marcelo Leite às 23h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Câncer e obesidade

 
 

Câncer e obesidade

(...) Imagine, combater tumores com remédios de prateleira, hoje empregados para diabetes, artrite e aterosclerose. Pois foi essa a avenida aberta, mas ainda não percorrida, por um estudo da Escola Médica de Harvard publicado terça-feira no periódico "Cancer Cell", pela equipe de Kevin Struhl. (...)

A novidade trazida por Struhl e companhia está numa ligação surpreendente entre genes ativos em tumores e genes ativos em outras doenças comuns. Coisas como obesidade (síndrome metabólica) e entupimento de vasos sanguíneos por placas de gordura (aterosclerose). São graves problemas de saúde pública, até mais que os tumores.

O time estudou dois grupos de células tumorais, um deles retirado de mamas e o outro, da pele. Encontraram-se milhares de genes em uso, entre dezenas de milhares disponíveis no genoma. Comparando os dois conjuntos, contudo, tornou-se possível discriminar três centenas -343, exatamente- de candidatos a um envolvimento direto com o câncer.

A surpresa veio com a pesquisa das funções já conhecidas desses candidatos. Apareceram várias famílias de genes implicados em processos inflamatórios e no metabolismo de lipídios (ou seja, gordura).

A associação entre tumores e inflamações já é bem estudada. (...) A participação de genes relacionados com lipídios, contudo, era muito menos esperada. (...)

[Struhl] lançou mão de medicamentos comuns, como metformina (para diabetes), celecoxibe (anti-inflamatório usado contra artrite) e sinvastatina (aterosclerose). Dos 13 compostos testados, 11 inibiram o desenvolvimento de tumores nas linhagens de células cultivadas em laboratório.

É importante ressalvar que são resultados experimentais, preliminares e apenas in vitro. Não há garantia, apenas sugestão, de que essas drogas possam de fato ajudar a curar tumores em pessoas. Muitos estudos precisarão ser feitos, mas ao menos se abriu um novo front na guerra inglória. (...)


Leia a íntegra da coluna Ciência em Dia na Folha de S.Paulo (aqui, só para assinantes).

Escrito por Marcelo Leite às 13h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.