Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Miscelânea

Enquete - Nova agência de notícias de ciência

 
 

Enquete - Nova agência de notícias de ciência

Recebi de uma amiga o seguinte comunicado, que reproduzo:


Jornalistas de todo o país estão convidados a participar de enquete que dará subsídios para criar nova agência brasileira de notícias sobre temas de ciência e tecnologia.

A pesquisa, lançada esta semana pelo Museu da Vida – ligado à Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) – tem como objetivo compreender o papel desempenhado por dois serviços internacionais de notícias na produção de matérias jornalísticas em ciência e tecnologia no país.

Com perguntas sobre como os jornalistas brasileiros se usam os serviços do EurekAlert e do AlphaGalileo, o questionário  on line busca identificar quais as principais qualidades e limitações desses agentes de notícias.

Segundo a diretora do Museu da Vida, Luisa Massarani, “as respostas ajudarão a elaborar projeto de uma Agência de Notícias na WEB orientada a divulgar a produção científica e tecnológica brasileira produzida nas universidades e nos centros de pesquisa nacionais”.

Se você é jornalista e trabalha na difusão de informações sobre C&T, participe da pesquisa acessando: www.museudavida.fiocruz.br/pesquisa

Escrito por Marcelo Leite às 19h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Finalistas do Prêmio Esso

 
 

Finalistas do Prêmio Esso

 

A revista No Coração da Antártida, publicada em 22/3/2009 pela Folha de S.Paulo, que tive o prazer de escrever e editar na companhia de Claudio Angelo, Marilia Scalzo e um bando de gente competente, foi escolhida como finalista de um das categorias do Prêmio Esso de Jornalismo:


FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ECOLÓGICA

Marcelo Leite, Toni Pires, Claudio Ângelo, Marília Scalzo, Marcelo Pliger, Thea Severino, Adriana Caccese de Matos, Renata Steffen e Flávio Dieguez, com o trabalho NO CORAÇÃO DA ANTÁRTIDA, publicado no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Marques Casara, André Campos, Carlos Juliano Barros, Dauro Veras, Leonardo Sakamoto, Paola Bello e Sérgio Vignes, com o trabalho QUEM SE BENEFICIA COM A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA, publicado na revista OBSERVATÓRIO SOCIAL EM REVISTA (São Paulo).

Júlia Kacowicz, com o trabalho O HOMEM E O MAR, publicado no jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO (Recife).

Os vencedores deste ano serão conhecidos no próximo dia 8 de dezembro, durante cerimônia de premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio.


Mais informações sobre a viagem que Toni Pires e eu fizemos ao continente gelado aqui.

Escrito por Marcelo Leite às 15h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.