Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Miscelânea

Antártida, a revista

 
 

Antártida, a revista

 

 

Não deixe de ler neste domingo, na Folha de S.Paulo, a revista No Coração da Antártida. São 66 páginas com um retrato bem abrangente do continente austral, do seu papel no clima mundial e na meteorologia do Brasil à fantástica biodiversidade que se está encontrando no fundo de seu oceano gelado. Além disso, as fotos de Toni Pires são estonteantes.

Toni e eu estivemos juntos na Antártida de 27 de dezembro a 9 de janeiro, mais precisamente em Patriot Hills. Fomos acompanhar parte da Expedição Deserto de Cristal, primeira missão brasileira no interior da Antártida.

Como disse a Claudio Angelo, que editou com Marilia Scalzo a bem-cuidada revista, foi uma experiência sensorial e intelectual única. Nos últimos quatro meses quase não pensei em outra coisa - era Antártida no café, no almoço e no jantar, por assim dizer; nos 14 dias que passamos acampados lá, pelo menos, em sentido literal.

Parte considerável dessa experiência tentei reproduzir na primeira reportagem da revista, que deu seu título, "No Coração da Antártida". Não é todo dia que um jornalista tem a oportunidade de realizar um trabalho em condições tão boas. Primeiro, a chance rara de estar num lugar que pouca gente conhece ou vai conhecer, e ainda por cima diferente de tudo que se conhece ou se possa imaginar. Mesmo depois de ler tanto sobre a Antártida, o lugar me desconcertou - física, visual, conceitualmente. Nenhum de nossos referenciais tem muito uso ali. A pessoa fica literalmente desnorteada, ali tão perto do polo Sul.

Depois, o tempo enorme que tivemos para dedicar a pôr toda essa experiência em perspectiva, com muitas leituras e pesquisa adicional de informação, verificação de dados, discussão sobre a melhor maneira de escrever e editar o material, buscar e escolher fotografias, quais infográficos fazer etc. Em mais de três décadas de jornalismo, poucas vezes tive a oportunidade de fazer um mergulho prolongado desse gênero.

O resultado está aí, para todo mundo ler. Não perca, e não deixe de escrever para o blog para dizer se valeu a pena.

 

 

Escrito por Marcelo Leite às 20h22

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.