Acampamento na Antártida

Primeiro acampamento científico brasileiro no manto de gelo antártico

(Foto: Nupac/UFRGS)

Recebo por e-mail a notícia de que os cientistas do Programa Antártico do Brasil (Proantar) inauguraram anteontem às 16h (horário de Brasília) o primeiro acampamento brasileiro no interior da Antártica, nas coordenadas 80°18'S, 81°22'W, 2.157 km ao sul da Estação Antártica Comandante Ferraz e a 1.083 km do pólo Sul geográfico.

A equipe chegou no local do acampamento à 1h30 da madrugada e trabalhou durante toda a "noite" para  montar as várias barracas polares ao lado de um módulo de fibra de vidro chileno deixado no local.

Neste período do ano, na latitude que se encontra o acampamento, há 24 horas de luz solar. A temperaturas pode ser considerada agradável, ao redor de -10°C (dez graus negativos), e sensação térmica de -20°C.

O acampamento foi montado diretamente sobre o manto de gelo antártico, que no local tem uma espessura de 700 m (em outras regiões da Antártida, pode chegar a mais de 4.000 m). A altitude do acampamento é de 920 m acima do nível do mar.

A equipe liderada pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ficará nesse acampamento até o início de janeiro de 2009 realizando estudos sobre o impacto das mudanças do clima no manto de gelo antártico.