O Apocalipse segundo Monbiot

Numa rápida busca pela internet, só encontrei um livro de George Monbiot em português, "A Era do Consenso" (Record, 2004). Uma dessas omissões inexplicáveis do mercado editorial brasileiro. O que fazer? Resignar-se a ler em inglês e lamentar que tantos brasileiros fiquem sem os escritos ácidos do britânico.

Colunista do diário "The Guardian", Monbiot é um dos melhores polemistas vivos. Prova disso é a coletânea de colunas "Bring on the Apocalypse -Six Arguments for Global Justice" ("Que Venha o Apocalipse- Seis Argumentos por Justiça Global"; Atlantic Books, 242 págs., 11,99 libras). Os "argumentos", no título, também podem (devem) ser entendidos como "discussões". Melhor dizendo, bate-bocas.

São seis capítulos organizados em torno das discussões prediletas de Monbiot: Deus, natureza, guerra, poder, dinheiro e cultura. Mas há um tema que atravessa a todos, a decadência ambiental do planeta, e um personagem que sobressai, cambaleante, dos ataques ferinos: George W. Bush. (...)

A investigação jornalística implacável também é assestada por Monbiot contra David Bellamy, um famoso botânico. Está no texto "Junk science" (porcaria de ciência).

Bellamy, que permanece cético sobre o aquecimento global, escreveu numa carta para a revista de divulgação científica "New Scientist" dizendo que 555 das 625 geleiras do mundo estavam crescendo, e não encolhendo. Citou um levantamento que estaria sendo feito pelo Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, de Zurique.

Monbiot não deixou por menos. Ligou para o serviço e ouviu a resposta direta: "bullshit" (bobagem, numa tradução mesquinha). Azucrinou então Bellamy para que apresentasse suas fontes, o que o botânico fez a muito custo: o site www.iceagenow.com, de responsabilidade de uma figura controversa, Robert Felix, que não é climatologista nem nada, mas autor de livros publicados por conta própria sobre "a chegada da era do gelo".

De todo modo, narra Monbiot, a cifra -ou algo parecido com ela- está lá na página de Felix na internet: desde 1980, 55% (e não "555", note) das 625 geleiras de montanha estariam avançando. Fonte de Felix: "21st Century Science and Technology", revista publicada por Lyndon Larouche, mais conhecido por espalhar que a família real britânica chefia um cartel de drogas...

Alguém precisa pedir Monbiot emprestado para uma temporada no Brasil. Seu ceticismo, veraz e militante, está fazendo falta por aqui.


Leia minhaa resenha completa do livro de Monbiot na Folha de S.Paulo, aqui (se for assinante do jornal ou do UOL).