Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Ecologias

Não perca: Blog do Monbiot

 
 

Não perca: Blog do Monbiot

Quem disse que jornalista não gosta de boa notícia? Eis aqui uma: George Monbiot, o mais informado, impiedoso e cáustico colunista sobre meio ambiente y otras cositas más do planeta, agora tem seu próprio blog no jornal Guardian. Imperdível. Noves fora o fato de que você não vai encontrar muitas boas notícias no que ele escreve.

Escrito por Marcelo Leite às 14h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O vestido verde de Obama

 
 

O vestido verde de Obama

 

Sinal dos tempos: o vestido verde - amarelo-limão? - de Michelle Obama chamou mais a atenção do que o discurso de seu marido, Barack Hussein. Mas as palavras de Obama chegaram vestidas a caráter, na cor mais adequada para a estação ingrata que se avizinha. O presidente negro desfilou-as com sobriedade quase decepcionante. (...)
 
Tudo foi muito convencional e americano: as várias menções a Deus, o agradecimento de praxe a eleitores e apenas protocolar a George W. Bush, o culto aos heróis de guerra e à ameaça perene do terrorismo. Logo no quinto parágrafo, porém, ao iniciar a parte substantiva do discurso, Obama estabeleceu um vínculo estratégico que introduz a novidade real em seu governo:

"Nosso sistema de saúde é oneroso demais, nossas escolas reprovam alunos demais e cada dia traz mais evidência de que a maneira de usarmos energia fortalece nossos adversários e põe em risco nosso planeta".

Obama, presidente de um país obcecado com a ameaça externa a ponto de reeleger Bush, não poderia deixar de referir-se ao inimigo. Poderia, talvez, omitir a questão energética, ponto nevrálgico do "american way of life", e apenas reafirmar de modo genérico a defesa do ambiente. Não o fez.

Fez mais: explicitou algo que nem os críticos mais ácidos de Bush se lembram de vincular, quando deploram a invasão arbitrária do Iraque. A saber, que ela nada teve de arbitrária, pois aquele país se encontra na maior província petrolífera da Terra. E lembrou que invadir o Iraque tem o mesmo propósito das tentativas de negar o aquecimento global -manter o petróleo barato no centro do "american way of life". (...)

Por fim, é importante notar que Obama incluiu a curiosidade entre os valores dos quais depende o êxito de sua gente (trabalho duro, honestidade, coragem, equanimidade, tolerância, lealdade e patriotismo). Não curiosidade pelo vestido verde, mas espírito científico, exploratório e inovador. Que não fique só no discurso, como fez boa parte da imprensa.


Leia a íntegra da coluna Ciência em Dia na Folha de S.Paulo (aqui http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2501200907.htm, só para assinantes).

Escrito por Marcelo Leite às 17h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.