Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Ciência e Sociedade

O milagre de Dayton

 
 

O milagre de Dayton

Foto: Reprodução

Com indesculpáveis cinco meses de atraso, tropecei na inacreditável notícia publicada no site The Onion sobre Charles Darwin. Uma imagem do homem teria aparecido espontaneamente no muro do tribunal de Dayton, Tennessee (EUA), onde se realizou o famigerado "Julgamento Scopes", ou "Monkey Trial", de 1926.  Leia aqui.

Repare bem na foto acima. Agora leia a legenda perpetrada pelos redatores da Onion: "Peregrinos darwinianos sustentam que a imagem os preenche com um sentimento avassalador de lógica". É de chorar de rir.

Escrito por Marcelo Leite às 10h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Feliz aniversário, Darwin

 
 

Feliz aniversário, Darwin

Charles Darwin completaria hoje 200 anos, não fosse pela seleção natural. Ela, afinal, é a maior responsável pelo barroco processo de desenvolvimento que leva os organismos complexos inexoravelmente à morte - conceito que não se aplica muito a bactérias e arqueobactérias, seres que se reproduzem gerando clones de si próprios, partilham identidades com a transferência horizontal de genes e podem ficar milênios em vida suspensa (no gelo, por exemplo).

A contribuição de Darwin para a ciência e para a história, porém, continua viva, e muito viva, exatamente com a ideia de seleção natural. Só por isso ele já merece os parabéns. Feliz Aniversário, Darwin.

Até o Vaticano decidiu render-lhe homenagem. Graças ao leitor Thiago Blumenthal, este blog tomou cohecimento de reportagem  de Richard Owen no jornal britânico The Times dando conta de que uma destacada figura da Sante Sé, o arcebispo Gianfranco Ravasi, declarou ontem não haver incompatiblidade entre evolução e fé cristã (ao contrário do que sustentam ultradarwinistas como Richard Dawkins).

É um passo a mais no caminho aberto por João Paulo 2º em 1996, quando disse que a evolução era mais que uma hipótese - afirmação predileta dos criacionistas, na tentativa desesperada de equiparar sua "teoria" (em verdade, dogma) sobre a origem da diversidade dos organismos.

Segundo Owen, Ravasi teria dado também um golpe fatal na turma do design inteligente, que tinha esperança de ver o papa Bento 16 pender para o seu lado. Numa conferência papal em março sobre os 150 anos da obra magna de Darwin, Origem das Espécies, o tema será tratado apenas como "fenômeno cultural", e não como questão científica ou teológica.

Escrito por Marcelo Leite às 11h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Darwin aos 200 - hora de morrer?

 
 

Darwin aos 200 - hora de morrer?

Pretendia comentar mais demoradamente, mas falta tempo. Então apenas recomendo a leitura do caderno de ciência do jornal The New York Times de ontem, que contém coisas boas e coisas novas (juntas, note bem) sobre o bicentenário de nascimento de Charles Darwin, que se comemora amanhã.

Gostei bastante do artigo de Nicholas Wade, um repórter de ciência que não canso de ler há mais de 20 anos. Ele trata da perenidade das idéias de Darwin. Mas peço especial atenção para o texto provocador de Carl Safina, para quem está na hora de matar Darwin, sob o argumento de que o melhor da teoria da evolução foi realizado depois dele e não pelo próprio.

Não concordo muito com Safina, porque a pedra angular da evolução continua sendo a seleção natural e ela foi proposta por Darwin, mas também é certo que a robustez de seu pensamento, ainda hoje, é inseparável da genética e do conceito biológico de espécie (embora este e a árvore da vida tenham lá seus problemas com com transferência horizontal de genes e organismos que não se reproduzem sexuadamente).

Não creio que abandonar o termo personalista "darwinismo" vá facilitar tanto assim a assimilação da evolução, mas concordo inteiramente que insistir em propagá-la como ideologia ou credo é o pior serviço que se pode prestar a essa grande ideia.

Escrito por Marcelo Leite às 10h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.