Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Fraude em ciência

 
 

Fraude em ciência

Duas sugestões de leitura nessa matéria cada vez mais preocupante:

1. Reportagem "Má conduta científica dispara nos EUA", de Ricardo Mioto, na Folha, com versão aberta na Folha.com.

2. Minha coluna Ciência em Dia na Folha.com, sobre o caso de Marc Hauser na Universidade Harvard, que lança a pergunta que não quer calar: a quantas anda a fraude científica no Brasil?

ADENDO: Se você conhece casos inéditos de fraude científica no Brasil, de preferência documentáveis ou documentados, escreva para cienciaemdia.folha@uol.com.br . Vamos pôr juntos o dedo nessa ferida.

Escrito por Marcelo Leite às 11h20

Comentários () | Enviar por e-mail | Ciência e Sociedade | PermalinkPermalink #

Clima de instabilidade e Paquistão

 
 

Clima de instabilidade e Paquistão

Vítima de enchente no Paquistão (Foto: Reuters)

Não sei quase nada sobre o Paquistão, só que é um país problemático, aliado inconfiável dos EUA, com tendência para governos corruptos e incapazes de controlar boa parte do território, como as montanhas na fronteira com o Afeganistão em que se refugia o Taleban.

Sei também, agora, que passa por uma das piores enchentes já ocorridas lá, com casos de cólera confirmados pela ONU. As cheias vitimaram 20 milhões de pessoas, deixando mais de 1,6 mil mortos. É desastre natural para ninguém botar defeito.

É, também, perfeitamente compatível com as previsões de aumento de eventos climáticos extremos feitas pelo IPCC. Não se pode afirmar com segurança que esta enchente em particular seja diretamente causada pelo aquecimento global antropogênico (provocado pelo homem, ou AGA), mas a maior incidência de desastres naturais -- como a atual onda de calor na Rússia -- corrobora a afirmação de que ele já é uma realidade.

Até empresas de seguros e resseguros, como a Munich Re, aceitam isso.

A reação do governo do Paquistão já está sendo criticada no país, assim como foi a de George W. Bush no furacão Katrina. Suponha que as enchentes sejam tão graves e a revolta com o governo, tão grande, a ponto de torná-lo instável. Instabilidade num país dotado de armas nucleares, conflitos intermitentes com a igualmente nuclearizada Índia e acossado pelo Taleban não é bem uma coisa desejável.

Escrito por Marcelo Leite às 09h28

Comentários () | Enviar por e-mail | Ecologias | PermalinkPermalink #

Mais dois alertas sobre o clima

 
 

Mais dois alertas sobre o clima

Se você acredita que existe uma conspiração para convencer o público e os governos de que o aquecimento global é uma realidade e que o homem é ao menos em parte responsável por ele, saiba que o jornal "The New York Times" e o respeitado jornalista Fareed Zakaria (Newsweek, CNN) fazem parte dela.

O diário nova-iorquino, afinal, publicou uma reportagem de Justin Gillis que qualquer "cético" (negacionista) qualificaria como alarmista e até irresponsável. O texto relaciona a coleção de desastres naturais recentes -- enchentes nos EUA e no Paquistão, onda de calor na Rússia etc. -- com a mudança do clima, coisa que os climatologistas até agora vinham relutando em fazer.

Já Zakaria encurralou na CNN o célebre negacionista profissional Pat Michaels, que já andou pelo Brasil e até publicou um artigo na Folha (aqui, só para assinantes). Zakaria arrancou dele a confissão de que pelo menos 40% de suas pesquisas -- Michaels disse não saber ao certo -- são financiadas pela indústria do petróleo. Leia um relato do programa no blog The Wonk Room, ou assista aqui:

 

Escrito por Marcelo Leite às 18h57

Comentários () | Enviar por e-mail | Ecologias | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.