Marcelo Leite

Ciência em Dia

 

Fora do ar até dia 17

Por motivo de viagem e acesso esporádico à internet, ficarei (ainda mais) ausente deste blog nos próximos dias. Havendo chance, porém, enviarei alguns posts.

Escrito por Marcelo Leite às 11h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Humor é fundamental

Humor é fundamental

Outro dia participei de um debate com Matthew "Mateus" Shirts, editor da revista National Geographic no Brasil, no qual ficamos todos nos queixando da falta de atenção devida sobre a mudança climática global - "a pauta mais importante do mundo", como defendi.

Mateus acha que nós jornalistas estamos falhando na apresentação do assunto e, em meio às suas habituais pilhéiras, disse desconfiar que está faltando humor na cobertura. Ele está coberto de razão, como você pode verificar na nota abaixo deste blog.

Na falta de produção própria, sou obrigado a recorrer ao humor alheio. Embora sem relação direta com aquecimento global, rolei de rir com a peça que o comediante canadense Marc Antoine Audette pregou em Sarah Paley, a "Caribou Barbie" que concorre depois de amanhã a vice-presidente do país mais rico e poderoso do mundo (e pátria de Mateus, que em boa hora se mudou para o Brasil).

Audette ligou para Palin e fingiu ser Nicolas Sarkozy, primeiro-ministro (na realidade, presidente, corrige um leitor atento) da França. Disse que adoraria caçar de helicóptero com ela. Palin caiu, bem, como uma pata alvejada por uma cartucheira de calibre 12.

Ouça aqui os três minutos de gravação, se entender inglês (o sotaque de Audette é uma piada à parte).

Escrito por Marcelo Leite às 12h19

Comentários () | Enviar por e-mail | Miscelânea | PermalinkPermalink #

O bonde do clima

O bonde do clima

 

O último bonde de Minneapolis (EUA), 1954 (Foto: reprodução/The Blotter)

Hoje, Finados, é um bom dia para pensar no futuro. O pessimismo, deste ponto de vista atual, mostra-se a maneira mais correta de encarar a realidade.

Uma das desvantagens de viver muito, pelo menos meio século, é ver de tudo acontecer -e também o seu contrário. Veja só o que está ocorrendo com o assunto mais importante do mundo, o clima do planeta.

Quem tiver mais de 30 anos talvez se lembre do bafafá em torno da Cúpula da Terra, a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio em 1992, ou Eco-92. (...)

O assunto ressuscitou no começo de 2007. Com a divulgação a prestações do Quarto Relatório de Avaliação (apelidado AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, colegiado de pesquisadores instituído pela ONU e pela Organização Meteorológica Mundial), o aquecimento global voltou às manchetes.

A renovada preocupação com o clima não veio para ficar. Durou só enquanto as novidades do IPCC reverberaram em nossa propensão oca para alarmar-se com tudo e qualquer coisa. (...)

Alguém acredita que, nessa conjuntura, os governos mundiais conseguirão coordenar-se e adotar medidas penosas para conter o aquecimento global nos próximos 14 meses, alinhavando um substituto de Kyoto na Conferência de Copenhague?

Considere o caso do Brasil. O governo federal até produziu um documento preliminar que teve a coragem de chamar de Plano Nacional de Mudanças Climáticas. É pífio, por não conter objetivos claros de redução de emissão de gases do efeito estufa.

Nada a estranhar, num governo que só pensa em hidrelétricas na Amazônia, em tornar-se exportador de energia fóssil enterrada no pré-sal há centenas de milhões de anos e em salpicar o território nacional com meia centena de usinas termonucleares. E que já começa a entrar em pânico, ao descobrir que a marola financeira está mais para tsunami. (...)

Não há mais clima para nada disso. Nunca houve. Um dia não haverá mais clima para nada.


Leia a íntegra da coluna Ciência em Dia na Folha de S.Paulo, aqui (se for assinante do jornal ou do UOL).

Escrito por Marcelo Leite às 11h54

Comentários () | Enviar por e-mail | Ecologias | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Marcelo Leite Marcelo Leite é repórter especial da Folha e autor do livro "Promessas do Genoma".
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.